Bem-vindo ao Blog da Biblioteca da E. M. Professor Tabajara Pedroso, espaço para divulgação de
informações diversas: curiosidades, sugestões de leitura, notícias, sites, eventos, etc. Espero que você goste e volte mais vezes!


domingo, 30 de janeiro de 2011

Você é Saudoso?

30 de Janeiro: Dia da Saudade

Saudade é uma das palavras com maior carga emocional na língua portuguesa. Muitos escritores e músicos expressaram suas saudades em textos, letras e melodias.



Pensando nisso, o "Momento Literário" do mês será estrelado por um famoso poeta e músico, que em seus versos cantou diferentes sentimentos vividos pelo homem: Vinicius de Moraes.

Chega de Saudade
Composição: Vinicius de Moraes e Tom Jobim

Vai minha tristeza
E diz a ela que sem ela não pode ser
Diz-lhe numa prece
Que ela regresse
Porque eu não posso mais sofrer

Chega de saudade
A realidade é que sem ela
Não há paz não há beleza
É só tristeza e a melancolia
Que não sai de mim
Não sai de mim
Não sai

Mas, se ela voltar
Se ela voltar que coisa linda!
Que coisa louca!
Pois há menos peixinhos a nadar no mar
Do que os beijinhos
Que eu darei na sua boca

Dentro dos meus braços, os abraços
Hão de ser milhões de abraços
Apertado assim, colado assim, calado assim,
Abraços e beijinhos e carinhos sem ter fim

Que é pra acabar com esse negócio
De você viver sem mim
Não quero mais esse negócio
De você longe de mim
Vamos deixar esse negócio
De você viver sem mim


Fonte: http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/26959/. Acesso em: 30 jan. 2011.

GALILEU - Fev. 2011 (Nº 235)

A biblioteca já recebeu o último número da revista GALILEU.

Venha nos visitar e confira a matéria de capa:
as intervenções da ciência em busca da eterna juventude.

Edição 235 - Fevereiro de 2011

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Sugestão do Mês - Dezembro / 2010


BURNETT, Frances Hodgson. O jardim secreto. 3. ed. São Paulo: Ed. 34, 2010.

O poder e a magia ocultos em um jardim, que há dez anos está abandonado por razões obscuras.

É assim que Frances Hodgson Burnett desenvolve esta obra de ficção, com tradução de Ana Maria Machado, em uma linguagem simples e acessível ao público infanto-juvenil e adulto.

Viaje através deste livro, no encantamento de duas crianças, que não possuíam motivação para uma vida sadia e alegre, mas que, em decorrência do envolvimento com um terceiro personagem, definitivo em seus processos de evolução, encontraram toda a delícia da vida em contato com a natureza no interior da Inglaterra.

Seguramente, esta obra apresenta uma receita simples e direta de cura para muitos problemas inerentes ao ser humano.

Sugestão de: Ana Maria Lacerda (Professora em atuação na biblioteca - Tarde)

Prêmio Da Vinci Huis - IASL Fundo Para Brasil


ORIGEM
O Fundo foi criado em 2009 com a finalidade de aumentar as oportunidades para que jovens bibliotecários(as) brasileiros(as) possam participar ativamente de fóruns internacionais sobre biblioteca escolar, especialmente da International Association of School Librarianship (IASL).

OBJETIVO
O Fundo consiste em um prêmio para possibilitar que jovens bibliotecários (as), que trabalhem e vivam no Brasil, e que sejam interessados em bibliotecas escolares e sua função educativa, participem de congressos da International Association of School Librarianship – IASL. Este bibliotecário (a) deverá ter 40 anos ou menos. A participação permitirá que essa pessoa atualize seus conhecimentos e habilidades e possa construir uma rede de pessoas e organizações interessadas na biblioteca escolar. 

QUEM PODE SE CANDIDATAR
Tanto indivíduos quanto instituições podem se candidatar.

ASPECTOS FINANCEIROS
O prêmio inclui:
  • Pagamento de duas anuidades como membro da IASL;
  • Despesas de viagem para participar do Congresso da IASL 2011 (07 a 11 de agosto, 2011 em Kingston, Jamaica);
  • Despesas com passaporte e visto;
  • Seguro de viagem;
  • Despesas para acomodação e alimentação.
ADMINISTRAÇÃO
O Fundo é administrado pela ‘Stichting Het Da Vinci Huis’, com sede na Holanda. Uma comissão formada por três membros, presidida pelo Diretor Regional da IASL para a América Latina/Caribe selecionará o candidato a ser indicado ao prêmio. O Diretor Regional da IASL para a América Latina e Caribe será a pessoa de contato entre o vencedor e a Stichting Het Da Vinci Huis.   

SELEÇÃO
A seleção dos candidatos será feita por um júri formado por quatro profissionais: o Diretor egional da IASL para a América Latina e Caribe, um professor universitário que atue na área de biblioteca escolar e um representante de uma entidade que reúna bibliotecas escolares e um vencedor do Da Vinci House-IASL Fund for Brasil. Para 2011 o júri será formado por:
  • Katharina B. L. Berg - Diretora Regional da IASL para a América Latina e Caribe;
  • Profa. Dra. Bernadete Campello (UFMG - Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar);
  • Eliane Fioravante Garcez (Representante - Grupo de Bibiotecários da Área Escolar de Santa Catarina - GBAE/SC);
  • Lilia Virginia Martins Santos, vencedora do prêmio 2010.
INSCRIÇÕES
O formulário de inscrição está disponível em: application form
Na inscrição o candidato deverá incluir:
  • Currículo vitae;
  • Uma breve descrição da escola e da biblioteca escolar onde trabalha;
  • Os motivos que o levam a se candidatar ao prêmio;
  • O nome de um dos membros da escola onde trabalha para contato;
  • Uma explanação sobre os benefícios em potencial que o prêmio pode trazer caso seja escolhido.
Os candidatos deverão enviar sua inscrição ao prêmio e toda a documentação requerida para o Diretor Regional da IASL para a América Latina e Caribe (DVHpremio@gmail.com).

PRAZO PARA AS INSCRIÇÕES
O prazo final para a inscrição ao Prêmio é 30 de abril de 2011.

OUTROS REQUISITOS
O vencedor deverá fazer uma pequena apresentação (cerca de 10 minutos) durante a Conferência da IASL e escrever um relato para ser publicado em uma revista de circulação nacional/internacional.

OUTRAS INFORMAÇÕES
Katharina B.L. Berg
Diretora Regional para America Latina e Caribe - IASL
kberg@midiateca.com.br
www.iasl-online.org

Download application form
Download Statement Form

Fonte: http://albertkb.nl/dvh-iasl-brasil.html. Acesso em: 21 jan. 2011.

Biblioteca Básica Educar Para Crescer

Livros para uma vida


Dezoito educadores selecionaram 204 obras essenciais para serem lidas do Ensino Infantil ao Ensino Médio.




Coleção da Revista Belo Horizonte do APCBH Está On-line

A revista Belo Horizonte, publicação semanal da década de 1930, é a primeira a ser digitalizada e disponibilizada on-line pelo Arquivo Público da Cidade (APCBH). O objetivo da digitalização dos exemplares é conservar a coleção, que tem grande valor histórico e cultural para os mineiros e, ainda, propiciar a quem consulta, um acesso mais fácil e rápido aos materiais. Os interessados na coleção poderão acessá-la pelo site www.pbh.gov.br/cultura/arquivo.

Com conteúdo literário e noticioso, a revista trazia contos, humor, reportagens sobre moda e política. Seu público alvo eram pessoas interessadas em literatura e, após algumas edições, voltou-se, principalmente, para o público feminino.

Os exemplares disponíveis para consulta são referentes ao período de setembro de 1933 a dezembro de 1947. A coleção conta com 50 revistas e não contempla todos os exemplares publicados. O esforço agora é para recuperar todos os números. Segundo a chefe da Divisão de Arquivos Permanentes do Arquivo Público da Cidade, Vilma Camelo Sebe, a distribuição da revista estava restrita às cidades mineiras de maior expressão sócio-econômica na época, o que torna seus exemplares ainda mais raros. “A revista mais antiga que temos no acervo é a de número 3, mas pretendemos fazer articulações com pessoas e instituições para tentar recuperar outros exemplares”, disse.

A Coleção Revista Belo Horizonte é a primeira a ser digitalizada e o processo seguiu as normas recém publicadas do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), que estabelece parâmetros para armazenamento e conservação de documentos digitais. Também teve como referência o guia da National Archives and Records Administration (Nara), que orienta sobre os procedimentos para a conservação de documentos digitais.

Kit Escolar Ecológico

As escolas e unidades municipais de educação infantil (Umeis) da Prefeitura de Belo Horizonte já estão recebendo o Kit Escolar 2011, que será entregue aos estudantes matriculados na Rede Municipal de Educação na volta às aulas, que acontece no dia 2 de fevereiro. Os kits trazem itens produzidos com material reciclado. Para o gerente de Recursos Materiais da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Evandro Fagundes, essa ação é um avanço na educação socioambiental do município. “A aquisição de um kit ecologicamente correto complementa os trabalhos de conscientização e os projetos de preservação ambiental, que são desenvolvidos em nossas escolas”, contou.

Segundo o gerente, o material impresso nos cadernos e agendas trazem o selo de certificação Forest Stewardship Council (FSC), garantia de que a matéria prima utilizada tem origem em uma floresta manejada de forma ecologicamente correta, socialmente adequada e economicamente viável. “Os lápis são feitos a partir das aparas de embalagens de iogurte, as canetas de embalagens Tetra Pak e esquadros e réguas são de garrafas pet. Isso mostra aos estudantes, professores e famílias que a reciclagem pode e deve estar presente em nosso dia a dia”, explicou.

O kit está exposto no hall da secretaria, no bairro Santo Antônio, para que todos possam conhecer.

Fonte: http://portal6.pbh.gov.br/dom/iniciaEdicao.do?method=DetalheArtigo&pk=1051139. Acesso em: 21 jan. 2011.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Distribuição de Dicionários Com a Nova Ortografia Pelo FNDE


"ASCOM-FNDE (Brasília) – O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) vai distribuir dicionários com a nova ortografia da língua portuguesa para todas as salas de aula dos ensinos fundamental e médio do país em 2012. A previsão é de comprar 10 milhões de exemplares para um milhão de salas da rede pública.

Serão adquiridos quatro tipos diferentes de dicionários. Para o 1º ano do fundamental, os dicionários terão entre 500 e mil verbetes. Os dicionários a serem enviados para os estudantes do 2º ao 5º ano, conterão de 3 mil a 15 mil verbetes. Do 6º ao 9º ano, entre 19 mil e 35 mil verbetes. Para o ensino médio, de 40 mil a 100 mil verbetes.

A última vez que o FNDE enviou dicionários para escolas públicas foi em 2006, antes das mudanças estabelecidas pelo acordo ortográfico. “É muito importante que os alunos possam consultar dicionários já adaptados às novas regras. Por isso, vamos enviar um kit com dez exemplares para cada uma das salas de aula do país”, afirma Rafael Torino, diretor de Ações Educacionais do FNDE.

Nesta sexta-feira, 7, foi publicado no Diário Oficial da União o edital que convoca os editores para o processo de inscrição e avaliação dos dicionários. O prazo para a pré-inscrição das obras vai de 8 de fevereiro até 8 de abril. A entrega dos exemplares para a avaliação será feita do dia 13 a 15 de abril."

Assessoria de Comunicação Social do FNDE

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Revista TV Escola - Dez. 2010 (3ª Edição)

capa_revista_03
Recebemos, nesta semana, a última edição da Revista TV  Escola. Segue um pouco do seu conteúdo:

"As novas tecnologias da informação e comunicação chegaram para nos inserir definitivamente na era do trabalho coletivo. A matéria de capa desta edição aborda os programas de formação que estão aí para alinhar a escola com esta dinâmica revolucionária.

A seção Mundo Virtual apresenta o Portal da TV Escola, que disponibiliza online os vídeos exibidos no canal e disponibiliza um leque de propostas para sua utilização em sala de aula. Viajamos pelo Brasil para mostrar as escolas finalistas ao Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar. Em Rondônia, vimos de perto as razões pelas quais as escolas da região se destacam no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Confira o trabalho que vem sendo realizado por professores nas seções Você é o Repórter e Profissão Professor. Quem sabe, na próxima edição, teremos suas contribuições em nossas páginas?! Boa leitura e até a próxima!"

Para acessar o conteúdo completo, clique aqui:

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Aprender a Ler e Escrever Muda Funcionamento do Cérebro

Ter, 11 Jan, 08h26 pelo jornal "O Estado de S. Paulo"
 
As mudanças provocadas pelo aprendizado da leitura não se limitam à melhora na qualidade de vida. Estudo conduzido pelo Centro Internacional de Neurociências da Rede Sarah, com a colaboração de cientistas de Portugal, França e Bélgica, demonstra que aprender a ler e escrever altera a forma de funcionamento do cérebro.
 
"Há uma mudança nas redes neuronais da visão e da linguagem", afirma Lúcia Braga, presidente da Rede Sarah e coordenadora do trabalho. Os resultados indicam que o cérebro faz um rearranjo de suas funções ao iniciar o aprendizado da leitura.

Uma área inicialmente dedicada ao reconhecimento facial se torna "especialista" no reconhecimento de palavras. Isso, no entanto, não significa que alfabetizados percam a capacidade de identificar rostos. Muito embora, nos testes, os analfabetos apresentaram um desempenho superior aos alfabetizados no reconhecimento de faces. "Outras pesquisas precisam ser realizadas. Mas a nossa suspeita é de que, em pessoas alfabetizadas, o reconhecimento de rostos em parte seja transferido para outra região cerebral", disse Lúcia.

A pesquisa analisou exames de ressonância magnética feitos em 63 voluntários. O grupo, formado por brasileiros e portugueses, teve a atividade cerebral mapeada enquanto era submetido a estímulos, como ouvir frases, ver palavras, rostos e outras imagens. Dos voluntários, 10 eram analfabetos, 22 haviam sido alfabetizados na idade adulta e outros 31 aprenderam a ler e escrever ainda na infância. Os exames mostraram que o grupo de pessoas alfabetizadas apresentou uma atividade mais acentuada nas áreas do córtex associadas à visão.

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/s/11012011/25/manchetes-aprender-ler-escrever-muda-funcionamento.html. Acesso em: 11 jan. 2011

domingo, 9 de janeiro de 2011

Revista Língua Portuguesa - Dez. 2010 (Ano 5 - Nº 62)

Temos novidade: chegou o último número da revista Língua Portuguesa, publicado em dezembro de 2010.

As matérias principais são:
  • Como escrever com unidade: evite as contradições e as quebras de raciocínio que atrapalham a leitura
  • Retrospectiva 2010: as palavras do ano
  • Literatura infantil sem clichês
  • Novidades do dicionário: nova edição do "Aurélio" traz palavras inéditas
  • Presidente ou presidenta? Qual termo deve ser usado para referir-se a Dilma Rousseff?
  • Armadilhas verbais: como conjugar verbos complicados como mediar e mobiliar
  • A semântica do racismo: uso impreciso do termo provoca confusões ante onda de preconceito
  • O Jorge Amado das lentes de Maureen Bisilliat
Venha conferir a revista já disponível no acervo!