Bem-vindo ao Blog da Biblioteca da E. M. Professor Tabajara Pedroso, espaço para divulgação de
informações diversas: curiosidades, sugestões de leitura, notícias, sites, eventos, etc. Espero que você goste e volte mais vezes!


sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Você Sabia...

19 de Novembro: Dia da Bandeira

Projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, desenhada por Décio Vilares, a Bandeira Nacional foi instituída em 19 de novembro de 1889, ou seja, 4 dias depois da Proclamação da República. Eles se inspiraram na Bandeira do Império, que havia, por sua vez, sido desenhada pelo pintor francês Jean Debret.

Existem normas específicas nas dimensões e proporções do desenho da Bandeira Brasileira. Ela tem o formato retangular, com um losango amarelo em fundo verde, estando no centro a esfera azul com a divisa positivista "Ordem e Progresso", em substituição a antiga coroa imperial.

Dentro da esfera estava representado o céu do Rio de Janeiro com a constelação do Cruzeiro do Sul, tal como apareceu às 8h30min do dia 15 de novembro de 1889, dia da Proclamação da República. Mas, em 1992, uma lei modificou esse formato da bandeira, acrescentando estrelas, para permitir que todos os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal fossem representados.
Como símbolo da pátria, a Bandeira Nacional fica permanentemente hasteada na Praça dos Três Poderes em Brasília. Mesmo quando é substituída, o novo exemplar deve ser hasteado antes que a bandeira antiga seja arriada. O hasteamento e o arriamento podem ser feitos a qualquer hora do dia ou da noite, mas tradicionalmente a bandeira é hasteada às 8 horas e arriada às 18 horas. Quando permanece exposta durante a noite, ela deve ser iluminada.

Outras Curiosidades

- As quatro cores da Bandeira Nacional representam simbolicamente as famílias reais de que descende Dom Pedro I. Com o passar do tempo, esta informação foi substituída por uma adaptação feita pelo povo brasileiro: o verde passou a representar as matas, o amarelo as riquezas do Brasil, o azul o seu céu e o branco a paz que deve reinar no Brasil.

- Todas as estrelas, que compõem a bandeira, têm 5 pontas e elas não têm o mesmo tamanho, aparecendo em 5 dimensões: de primeira, segunda, terceira, quarta e quinta grandezas. Quanto maior a magnitude da estrela, maior é o seu tamanho na bandeira.

- Quando várias bandeiras são hasteadas em nosso país, a brasileira deve ser a primeira a chegar no topo do mastro e a última a descer.

- Quando uma Bandeira Brasileira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova. A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará a queima da mesma no dia 19 de novembro.

- Além da Bandeira Nacional do Brasil, existem outras bandeiras brasileiras oficiais: a Bandeira Presidencial, a Bandeira Vice-presidencial, a Bandeira do Mercosul e a Jaque Nacional (ou Jaco, é as bandeira indicativa de nacionalidade destinada a ser hasteada na proa das embarcações de guerra).

Bandeira Presidencial       Bandeira Vice-Presidencial

O Hino à Bandeira surgiu de um pedido feito pelo Prefeito do Rio de Janeiro, Francisco Pereira Passos, ao poeta Olavo Bilac para que compusesse um poema em homenagem à Bandeira, encarregando o professor Francisco Braga, da Escola Nacional de Música, de criar uma melodia apropriada à letra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário