Bem-vindo ao Blog da Biblioteca da E. M. Professor Tabajara Pedroso, espaço para divulgação de
informações diversas: curiosidades, sugestões de leitura, notícias, sites, eventos, etc. Espero que você goste e volte mais vezes!


quarta-feira, 2 de março de 2011

Debate-papo na Educação: Programação de Março / 2011 (Convite recebido)

É com satisfação que retomamos as atividades do Debate-papo na Educação 2011, convidando-o(a) para os eventos do mês de março. Neste ano, merecerá nossa especial atenção a mediação de leitura, tema de fundamental importância para a atuação dos profissionais das bibliotecas escolares. Confira e participe!
 
No dia 14 de março (segunda-feira), das 15 às 17 horas, na SMED/PBH, o tema do Fórum de Ensino de Leitura será Mediação de leitura na biblioteca escolar. A expositora é Renata Pereira da Rocha Araujo, graduanda em Pedagogia pela FaE/UFMG e auxiliar de biblioteca na E. M. Professora Efigênia Vidigal, da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. A debatedora é Maria Antonieta Pereira, professora aposentada da Faculdade de Letras (FALE) da UFMG, integrante da Coordenação da Associação Cultural Teia de Textos e do Projeto Ninho dos Bichos. Renata apresentará alguns dos projetos que ajuda a desenvolver na escola onde atua, buscando promover a aproximação e a interação dos alunos e do corpo docente com a biblioteca e um melhor aproveitamento desse espaço escolar. "Recreio da Poesia”, “Bandeirolas Elegantes”, “Bonde Viver”, “Setembro da Mala”, contação de histórias, apresentações teatrais e musicais, declamação de poesias são algumas das atividades promovidas, a fim de fazer da biblioteca um rico local de aprendizagens e de mediação de práticas leitoras. Membro do Conselho Nacional do MinC, representando a área de mediação de leitura, Maria Antonieta promoverá o debate, a partir de seu amplo trabalho em prol da leitura e como formadora de leitores, à frente de projetos desenvolvidos na FALE/UFMG e na Associação Cultural Teia de Textos.

No dia 28 de março (segunda-feira), das 15 às 17 horas, na SMED/PBH, no Videodebate, debateremos temas como amor na terceira idade, a alegria pela vida e o preconceito, a partir da exibição do filme Elsa & Fred. Fred (Manuel Alexandre) é um aposentado de 80 anos, viúvo, recatado e triste, que leva uma vida monótona e rotineira, até conhecer sua vizinha Elsa (China Zorrilla). Elsa tem uma série de características que, em princípio, lhe incomodam: vivacidade, um refinado senso de humor e uma intensa alegria pela vida. Com o passar do tempo e da convivência mais próxima, Fred aprende que pode viver muitas experiências, inclusive a de amar novamente, independente da idade. É um filme que aborda, de maneira profunda e sensível, temas relevantes, como o amor na terceira idade, o preconceito e a redescoberta da alegria de viver.

DETALHES:
- Entrada franca; 
- Emissão de certificado;  
- Não é necessário fazer inscrição prévia.

Para mais informações, entre em contato com a coordenação do Programa de Bibliotecas/SMED: programadebibliotecas@pbh.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário