Bem-vindo ao Blog da Biblioteca da E. M. Professor Tabajara Pedroso, espaço para divulgação de
informações diversas: curiosidades, sugestões de leitura, notícias, sites, eventos, etc. Espero que você goste e volte mais vezes!


sábado, 28 de maio de 2011

Ceale Debate "Leitura Literária na Escola"


Será no dia 07 de junho, às 19h30, o segundo Ceale Debate de 2011. O tema “leitura literária na escola” será discutido pelo palestrante Carlos Augusto Novais, doutor em Letras e pesquisador do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da UFMG. “A temática é muito importante porque não há consenso sobre como a literatura deve se inserir no trabalho escolar, que é sistematizado e didático, com objetivos direcionados para o ensino”.

Qual a conseqüência da didatização da literatura? É possível trabalhar literatura na escola? A literatura deve servir como base para discutir questões lingüísticas ou ela deve ser pensada estritamente em sua dimensão estética? Essas são algumas das questões que Carlos Augusto Novais trará para o debate. “Na verdade”, afirma o pesquisador, “a discussão gira sempre em torno da mesma pergunta: literatura é uma questão apenas estética ou é também linguística?”

Segundo Carlos Augusto Novais, o objetivo de sua palestra é justamente livrar a literatura da dicotomia a que está presa, vista ora como apoio para discutir a questão lingüística, ora como sinônimo de prazer, sem qualquer compromisso pedagógico. “O grande desafio é pensar a literatura entre o discurso didático e o discurso estético. Como garantir toda a liberdade, o prazer, o ludismo e o jogo estético propostos pela literatura na sociedade quando ela ocorre dentro de um espaço que é evidentemente didático, pedagógico, de orientação?” Em sua palestra, o conferencista percorrerá as tênues fronteiras entre poesia e pedagogia, estética e didática, prazer e trabalho educacional. “Vou tentar defender a hipótese de que é possível ter um diálogo nesses dois lugares, desde que algumas questões sejam acertadas”, completa.

Para participar do evento, que acontece no auditório Neidson Rodrigues, da Faculdade de Educação da UFMG, não é necessário pagar nem fazer inscrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário