Bem-vindo ao Blog da Biblioteca da E. M. Professor Tabajara Pedroso, espaço para divulgação de
informações diversas: curiosidades, sugestões de leitura, notícias, sites, eventos, etc. Espero que você goste e volte mais vezes!


terça-feira, 16 de agosto de 2011

Debate-Papo na Educação e Videodebate - Agosto / 2011

No dia 22 de agosto (segunda-feira), das 15 às 17 horas, na SMED/PBH, o tema do Fórum de Ensino de Leitura é Leitura literária: práticas na escola e em família. Nazareth Teles Silva, pedagoga, integrante do Conselho Municipal de Educação, como representante de mães, militante da mobilização social pela educação, falará sobre experiências de leitura literária em família. Ivo Funghi Baia, analista de políticas públicas/bibliotecário da Rede Municipal de Educação, abordará a experiência de troca e leitura de livros entre alunos na E. M. José Maria Alkmim. Para complementar esses relatos e enriquecer o debate, contaremos também com reflexões propostas por Maria Elisa de Araújo Grossi, pedagoga e mestre em Educação pela UFMG, professora do Núcleo Básico do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG. A partir da iniciativa desenvolvida na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, de oferecer livros literários aos alunos, juntamente com o kit de material escolar, debateremos a importância desse tipo de leitura na formação humana e as diversas formas de potencialização que a escola e a família podem exercer.

No dia 29 de agosto (segunda-feira), das 15 às 17 horas, na SMED/PBH, no Videodebate, focalizaremos temas como preconceito, diversidade, argumentação e a relação entre leitura e experiência pessoal, a partir da exibição do filme Doze homens e uma sentença. Primeiro longa-metragem dirigido pelo consagrado cineasta Sidney Lumet, e tendo Henry Fonda no papel principal, o filme retrata o debate ocorrido em um júri que deve produzir um veredito unânime no julgamento de um garoto de origem latina acusado de assassinar o pai. Em princípio, a maioria dos jurados está pronta a condenar o garoto, alguns com pressa para cuidar de seus compromissos; um único jurado, no entanto, tem dúvidas sobre a culpabilidade do rapaz e propõe uma discussão mais profunda do caso, alegando que, antes de condenar alguém à morte, é necessário analisar os fatos com extremo cuidado. A partir daí, esse personagem começará a questionar as evidências apresentadas no processo e o posicionamento de cada jurado, despertando as diferenças entre os presentes e um acirrado debate sobre as diversas leituras que uma mesma situação pode provocar, dependendo do ponto de vista de quem a analisa.

Os debates do Videodebate e do Fórum de Ensino de Leitura constituem ricas oportunidades de reflexão sobre as leituras necessárias a uma melhor compreensão do momento atual.

Detalhes sobre os debates: ENTRADA FRANCA; EMISSÃO DE CERTIFICADO; NÃO É NECESSÁRIO FAZER INSCRIÇÃO PRÉVIA.
FÓRUM DE ENSINO DE LEITURA: parceria com a Associação Cultural Teia de Textos
VIDEODEBATE: parceria com o Núcleo de Relações Etnicorraciais e de Gênero/SMED

Para mais informações, entre em contato com a coordenação do Programa de Bibliotecas/SMED: programadebibliotecas@pbh.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário