Bem-vindo ao Blog da Biblioteca da E. M. Professor Tabajara Pedroso, espaço para divulgação de
informações diversas: curiosidades, sugestões de leitura, notícias, sites, eventos, etc. Espero que você goste e volte mais vezes!


sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Coleção da Revista Belo Horizonte do APCBH Está On-line

A revista Belo Horizonte, publicação semanal da década de 1930, é a primeira a ser digitalizada e disponibilizada on-line pelo Arquivo Público da Cidade (APCBH). O objetivo da digitalização dos exemplares é conservar a coleção, que tem grande valor histórico e cultural para os mineiros e, ainda, propiciar a quem consulta, um acesso mais fácil e rápido aos materiais. Os interessados na coleção poderão acessá-la pelo site www.pbh.gov.br/cultura/arquivo.

Com conteúdo literário e noticioso, a revista trazia contos, humor, reportagens sobre moda e política. Seu público alvo eram pessoas interessadas em literatura e, após algumas edições, voltou-se, principalmente, para o público feminino.

Os exemplares disponíveis para consulta são referentes ao período de setembro de 1933 a dezembro de 1947. A coleção conta com 50 revistas e não contempla todos os exemplares publicados. O esforço agora é para recuperar todos os números. Segundo a chefe da Divisão de Arquivos Permanentes do Arquivo Público da Cidade, Vilma Camelo Sebe, a distribuição da revista estava restrita às cidades mineiras de maior expressão sócio-econômica na época, o que torna seus exemplares ainda mais raros. “A revista mais antiga que temos no acervo é a de número 3, mas pretendemos fazer articulações com pessoas e instituições para tentar recuperar outros exemplares”, disse.

A Coleção Revista Belo Horizonte é a primeira a ser digitalizada e o processo seguiu as normas recém publicadas do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), que estabelece parâmetros para armazenamento e conservação de documentos digitais. Também teve como referência o guia da National Archives and Records Administration (Nara), que orienta sobre os procedimentos para a conservação de documentos digitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário