Bem-vindo ao Blog da Biblioteca da E. M. Professor Tabajara Pedroso, espaço para divulgação de
informações diversas: curiosidades, sugestões de leitura, notícias, sites, eventos, etc. Espero que você goste e volte mais vezes!


segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Dificuldade de Leitura e Escrita Atinge 33% em MG

Embora a média de desempenho tenha ultrapassado o recomendável, mais de um terço dos estudantes (33,7%) das séries iniciais em Minas chegam ao terceiro ano do fundamental com dificuldade para ler e escrever. O dado é do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) deste ano, divulgado ontem pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). O problema foi verificado, principalmente, nas escolas das redes municipais, segundo a SEE. Para estar no nível recomendado de alfabetização, a criança deve alcançar, no mínimo, 500 pontos na escala de desempenho, e ser capaz de ler frases e pequenos textos, começando a desenvolver habilidades de identificação do gênero, do assunto e da finalidade da mensagem. Já no intermediário (450 a 500 pontos), estão alunos que apenas sabem ler frases e pequenos textos. Aqueles que leem somente palavras são enquadrados no nível baixo (350 a 450 pontos).

A secretária de Estado de Educação, Vanessa Guimarães, negou que os índices verificados nos municípios retratem a realidade do estado. Ela ressaltou os resultados relativos à rede estadual no Proalfa, segundo os quais 86,2%  dos alunos do 3º ano do nível fundamental alcançaram alto padrão de desempenho na leitura e na escrita. Vanessa argumentou que os resultados são positivos na rede pública de Minas, pois metade dos alunos está na rede estadual. “A maior parte das matrículas ainda está com o sistema estadual, que tem 2,8 mil instituições com séries iniciais de ensino e 2,5 milhões de alunos”, afirmou. Logo depois, ela se contradisse ao apresentar o número de meninos que se submeteram à avaliação: do total de 300 mil crianças, 120 mil estão matriculadas em instituições estaduais e 180 mil em municipais.

Apesar da necessidade de avanços, Minas é considerado pela equipe de pesquisadores responsável pelo Proalfa o estado com o melhor desempenho do país. O governador Antonio Anastasia comemorou: “Estamos no caminho correto para aquilo que é mais importante para o futuro de nosso estado: a educação pública de qualidade, com resultados excepcionais”. Os levantamentos foram coordenados pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) da Universidade Federal de Juiz de Fora, e pelo Centro de Alfabetização, Leitura e  Escrita (Ceale) da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi avaliada ainda a situação do Acre, Ceará, Espírito Santo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Todos têm índice de alfabetização inferior a 65%, segundo a coordenadora do Caed, Lina Kátia Mesquita.

A escola que mais se destacou em Minas está na Região Norte e saiu de 447,2 pontos em 2009 para 732,56. Na Estadual do Povoado de Lagoa de Baixo, em Rubelita, educadores reestruturaram os projetos de alfabetização e investiram na leitura e interpretação de textos em sala de aula, pelos alunos do fundamental, pelo menos uma vez por semana. Em BH, o destaque foi da Escola Estadual Prof. Maria Coutinho, no Bairro Jaqueline, Norte da cidade, que evoluiu dos 541,83 pontos para 649,92. “Empenhamos para mudar o resultado da escola. Professores, supervisão e direção se envolveram para criar metas e priorizar o programa Escola Integral, com foco no Proalfa. Não era mais possível os meninos não saber ler nem escrever”, disse a diretora, Marta da Silva Amorim. Em BH, a Secretaria de Educação informou que não recebeu os dados do Proalfa.

Responsável: Junia Oliveira - Estado de Minas - 25/11/2010

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Defesa de Dissertação Sobre as Escolas Municipais (Convite recebido)


Dissertação: A inclusão digital nas salas de aula: avaliação da informatização nas escolas municipais de Belo Horizonte
  • Autora: Geórgea Fonseca de Choucair Ramos
  • Orientadora: Adriana Bogliolo Sirihal Duarte - ECI/UFMG
  • Defesa: 01 de dezembro de 2010, às 9h30, junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG
  • Local: Sala 1000 da ECI, no Campus Pampulha – Belo Horizonte

Palestra "Leitura e Cinema" (Convite recebido)

Clique na imagem para ampliar

Lançamento da Coleção "Perfis da Educação" (Convite recebido)

Clique na imagem para ampliar

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Vídeo do Encontro com Escritores e Conversa em Quadrinhos

O "Encontro com Escritores" e "Conversa em Quadrinhos" são algumas das ações de fomento à leitura propostas pela Coordenação do Programa de Bibliotecas em 2010.

Esses eventos aconteceram, com muito sucesso, em algumas escolas da RME-BH. Alunos e funcionários das escolas participantes vivenciaram momentos de aprendizagem e emoção na companhia de escritores e "quadrinistas".

Para sentir um pouco do que aconteceu e do "movimento" que a biblioteca e a leitura podem fazer em nós, curta o vídeo no link a seguir:

III Fórum Nacional de Bibliotecas Públicas e Escolares (Convite recebido)



III FÓRUM NACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS E ESCOLARES
NATAL LUZ EM GRAMADO - 10 de dezembro de 2010
Biblioteca Escolar e a Magia da Leitura
Programação
Manhã 9h às 12h
9h – Inscrições
9h30min - Abertura Oficial com  autoridades - Prefeitura Municipal, CRB-10, CFB, Câmara Riograndense do Livro,  FABICO /UFRGS
Apresentação Artística - Xaraxaxá  - Direção Lisiane Berti
10h – A Magia das Bibliotecas de Gramado Coordenadora Profa. Dra. Lisiane Pinto dos Santos; Bibliotecária Cláudia Zambelli Mezalira; Consultoras Profa. Dra. Lizandra Brasil Estabel; Profa. Dra. Iara Bitencourt Neves; Profa. Dranda. Eliane L. da Silva Moro
11h – Advocacy em defesa das  Bibliotecas Públicas e EscolaresNêmora Arlindo – Presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia
12h -  Almoço
Tarde  13h30min  às 18h
13h30min –  Cirandar – Bibliotecas Comunitárias de Porto Alegre Aline Hernandes - ONG Cirandar/IC&A
Biblioteca Amigos do Livro de Taquara – Relato de Experiência - Pintor Roberto Carlos Sampaio Guedes sobre a criação da biblioteca comunitária
14h30min – SMED Belo Horizonte – Sistema de Bibliotecas Escolares -  Equipe de Bibliotecários e Pedagogos
Padrões para Bibliotecas Escolares -  Bernadete Santos Campello - Mestre em Biblioteconomia e Professora da Escola de Ciência da Informação da UFMG – Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Biblioteca Escolar – GEBE – Estudo desenvolvido para efetivação da Lei Federal nº12.244/10 que trata da obrigatoriedade das bibliotecas escolares
16h – Sistema de Bibliotecas Escolares de Novo Hamburgo Coordenação Prof. Leandro Lemes do Prado – Relato de experiência de implantação de serviços bibliotecários no Sistema Municipal de Ensino
17h -  Encaminhamento de Propostas
18h – Encerramento
------------------------
800 vagas – Inscrições Gratuitas – Informações – Denise e Beatriz – (51) 3232-2880 ou
 (51) 3232 – 2856  - www.crb10.org.br; crb10@terra.com.br
Local – FAURGS – Fundação de Apoio da Universidade Federal
Centro de Eventos de Gramado – Rua São Pedro, 663 - Centro

Peça Teatral "Bartleby" (Convite recebido)

Programa cultural gratuito! Vamos nessa...

Clique na imagem para ampliar

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Você Sabia...

19 de Novembro: Dia da Bandeira

Projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, desenhada por Décio Vilares, a Bandeira Nacional foi instituída em 19 de novembro de 1889, ou seja, 4 dias depois da Proclamação da República. Eles se inspiraram na Bandeira do Império, que havia, por sua vez, sido desenhada pelo pintor francês Jean Debret.

Existem normas específicas nas dimensões e proporções do desenho da Bandeira Brasileira. Ela tem o formato retangular, com um losango amarelo em fundo verde, estando no centro a esfera azul com a divisa positivista "Ordem e Progresso", em substituição a antiga coroa imperial.

Dentro da esfera estava representado o céu do Rio de Janeiro com a constelação do Cruzeiro do Sul, tal como apareceu às 8h30min do dia 15 de novembro de 1889, dia da Proclamação da República. Mas, em 1992, uma lei modificou esse formato da bandeira, acrescentando estrelas, para permitir que todos os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal fossem representados.
Como símbolo da pátria, a Bandeira Nacional fica permanentemente hasteada na Praça dos Três Poderes em Brasília. Mesmo quando é substituída, o novo exemplar deve ser hasteado antes que a bandeira antiga seja arriada. O hasteamento e o arriamento podem ser feitos a qualquer hora do dia ou da noite, mas tradicionalmente a bandeira é hasteada às 8 horas e arriada às 18 horas. Quando permanece exposta durante a noite, ela deve ser iluminada.

Outras Curiosidades

- As quatro cores da Bandeira Nacional representam simbolicamente as famílias reais de que descende Dom Pedro I. Com o passar do tempo, esta informação foi substituída por uma adaptação feita pelo povo brasileiro: o verde passou a representar as matas, o amarelo as riquezas do Brasil, o azul o seu céu e o branco a paz que deve reinar no Brasil.

- Todas as estrelas, que compõem a bandeira, têm 5 pontas e elas não têm o mesmo tamanho, aparecendo em 5 dimensões: de primeira, segunda, terceira, quarta e quinta grandezas. Quanto maior a magnitude da estrela, maior é o seu tamanho na bandeira.

- Quando várias bandeiras são hasteadas em nosso país, a brasileira deve ser a primeira a chegar no topo do mastro e a última a descer.

- Quando uma Bandeira Brasileira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova. A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará a queima da mesma no dia 19 de novembro.

- Além da Bandeira Nacional do Brasil, existem outras bandeiras brasileiras oficiais: a Bandeira Presidencial, a Bandeira Vice-presidencial, a Bandeira do Mercosul e a Jaque Nacional (ou Jaco, é as bandeira indicativa de nacionalidade destinada a ser hasteada na proa das embarcações de guerra).

Bandeira Presidencial       Bandeira Vice-Presidencial

O Hino à Bandeira surgiu de um pedido feito pelo Prefeito do Rio de Janeiro, Francisco Pereira Passos, ao poeta Olavo Bilac para que compusesse um poema em homenagem à Bandeira, encarregando o professor Francisco Braga, da Escola Nacional de Música, de criar uma melodia apropriada à letra.

Conto Sete em Ponto - Novembro (Convite recebido)

Clique na imagem para ampliar

Lançamento de Livro (Convite recebido)

O autor Ronaldo Guimarães convida para o lançamento do livro "Niemeyer no futuro", uma coedição entre as editoras RHJ e Revan.

Data: 23 de novembro
Horário: 19 às 22 horas
Local: Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa
             Praça da Liberdade, 21, Funcionários
             Belo Horizonte - MG.

Fórum de Ensino de Leitura na FALE (UFMG)

26/11   (SEXTA-FEIRA)   18h

Leituras da natureza para todos


Hortência Clara de Amorim
Graduanda em Letras (UFMG); Monitora do Projeto Leitura para Todos

Soraia das Graças Martins
Bibliotecária da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte

Hortência e Soraia falarão sobre o Projeto Leitura para Todos, vencedor do Prêmio Viva Leitura 2007, que faz circular textos literários em veículos do transporte público, e sobre o Concurso "Eu sou a Natureza", realizado numa parceria entre a Associação Cultural Teia de Textos, o Programa de Bibliotecas  da SMED/PBH a BHTRANS e as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Saúde. O concurso teve o objetivo de incentivar a produção e a leitura de textos literários com temas relacionados ao meio ambiente e foi aberto à participação dos membros da comunidade escolar da rede municipal — alunos, pais e mães de alunos, funcionários, professores e auxiliares de bibliotecas.

Rafael Lovisi Prado

Mestrando em Teoria da Literatura (UFMG); Monitor do Projeto Leitura para Todos

Em sua intervenção, Rafael irá propor reflexões e questões sobre essas iniciativas e outras possibilidades de parceria visando a ações de formação de leitores e produtores de textos.

Local: FALE/UFMG - sala 2002
Campus Pampulha – Av. Antônio Carlos, 6627

PARCERIA: Faculdade de Letras da UFMG

Detalhes sobre os debates do Fórum:  
  • ENTRADA FRANCA 
  • EMISSÃO DE CERTIFICADO 
  • NÃO É NECESSÁRIO FAZER PRÉVIA INSCRIÇÃO.

Videodebate na SMED

V I D E O D E B A T E
22/11 (SEGUNDA-FEIRA) 15h
Local: Secretaria Municipal de Educação
(Anfiteatro)

Endereço: Rua Carangola, 288, Santo Antônio 
O carteiro e o poeta
Título original: Il Postino
País: Itália
Ano: 1994
Duração: 109 minutos
Direção: Michael Radford
Por razões políticas, o poeta Pablo Neruda (Philippe Noiret) é exilado em uma ilha na Itália, onde conhece Mario (Massimo Troisi), um carteiro quase analfabeto contratado para cuidar da correspondência do poeta. Misturando ficção e realidade, o filme conta a bela história de amizade que se forma gradativamente entre os dois personagens e o envolvimento crescente de Mario com a poesia e a política. O filme é baseado em livro de Antonio Skármeta.
PARCERIA: Núcleo de Relações Étnico-Raciais e Gênero

terça-feira, 16 de novembro de 2010

O Rezendinho Passou Por Aqui...

 A Biblioteca da E. M. Professor Tabajara Pedroso agradece a visita, a mensagem e o selo deixado pelo ilustre Rezedinho!!!

"Receba com carinho o selo do Rezendinho, mascote da 
Biblioteca Cecília Meireles"

Oficina de Preservação e Conservação de Livros

A Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte - BPIJBH oferece oficina de técnicas alternativas para preservação e conservação de livros (noções básicas).

  • Público: bibliotecários, professores, auxiliares de biblioteca, público em geral (acima de 15 anos)
  • Dias: 17, 18, 19 e 20 de novembro
  • Horário: 14h às 17h
  • Endereço: Rua Carangola, 288, 1º andar, SMED
  • Telefone: 3277-8651
  • Responsável: Maria Aparecida Caldeira Xavier

Curso "A Cor da Cultura"

A Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte em parceria com o Canal Futura, Seppir – Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, N'ZINGA – Coletivo de Mulheres Negras de BH, Ações Afirmativas da UFMG, irão formar duas turmas para o curso “A Cor da Cultura”, que acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de novembro, das 08h00 às 17h00, destinado a educadore(a)s infantis da rede orgânica e conveniada, bibliotecários (as) e auxiliares de bibliotecas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte.

O curso consiste na instrumentalização dos profissinais da educação para trabalharem com a produção do Canal Futura sobre a história e cultura afro-brasileira, que foi transformada em material didático e distribuído às escolas públicas em forma de Kits (livros, DVD's e CD's). Além disso, os conteúdos estarão disponibilizados em um site, que aprofundará os temas tratados por meio de artigos, indicações bibliográficas e biografias.

O curso é composto de 40h de formação, divididas em presenciais e à distância. A formação presencial é composta de 32 horas, sendo 24h nos três primeiros dias de formação e 8h divididas em dois encontros a serem marcados pela equipe da Cor da Cultura. A formação à distância (08 horas), consiste na postagem das atividades relativas à realização do curso no ambiente virtual do projeto “ A Cor da Cultura”.

As inscrições deverão ser efetuadas através do e-mail eli.ana@pbh.gov.br, aos cuidados de Eliana, identificando nome, BM, escola/instituição, e-mail e telefone.

2º BH Humor (Convite recebido)

CONVITE_WEB.jpg

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Audiência Sobre Política Municipal de Bibliotecas

PARTICIPAÇÃO POPULAR (29/10/2010)

Comissão realizará audiência sobre Política Municipal de Bibliotecas


Comissão realizará audiência sobre Política Municipal de BibliotecasA Comissão de Participação Popular, em reunião no dia 29 de outubro, aprovou requerimento do vereador João Bosco Rodrigues ‘João Locadora’ (PT) solicitando audiência pública para discutir a criação de uma Política Municipal de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Educação. A audiência foi marcada para o dia 26 de novembro, às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes.

A proposta partiu da Associação dos Analistas de Políticas Públicas da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (APTA) que solicitou à Comissão que tratasse do assunto.

De acordo com a sugestão da APTA, seria criado também o Sistema de Bibliotecas Escolares e de Formação de Leitores de Belo Horizonte, que ampliaria e otimizaria os serviços prestados pelas bibliotecas às comunidades escolares. Outro objetivo da matéria é formalizar uma política que garanta estrutura mínima de atendimento, manutenção e expansão dos serviços já prestados.

Compareceram à reunião os parlamentares: Paulo Sérgio ‘Paulinho Motorista’ (PSL), presidente da Comissão; João Bosco Rodrigues ‘João Locadora’ (PT), vice-presidente; Reinaldo ‘Preto Sacolão’ (PMDB); Pricila Teixeira (PTB); e João Oscar (PRP), corregedor da Casa.

Responsável pela Informação: Superintendência de Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Belo Horizonte.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Novidades

Confira:
  • ANTOLOGIA de poesias brasileiras para crianças. Barueri: Girassol, 2002.
  • DIAS FILHO, Antonio Jonas; HONORA, Márcia. Artes. São Paulo: Ciranda Cultural, 2010. 1 CD-ROM. (Coleção Africanidades).
  • DIAS FILHO, Antonio Jonas; HONORA, Márcia. Atualidades em africanidades. São Paulo: Ciranda Cultural, 2010. 1 CD-ROM. (Coleção Africanidades).
  • DIAS FILHO, Antonio Jonas; HONORA, Márcia. Culinária afro-brasileira. São Paulo: Ciranda Cultural, 2010. 1 CD-ROM. (Coleção Africanidades).
  • DIAS FILHO, Antonio Jonas; HONORA, Márcia. Festas populares. São Paulo: Ciranda Cultural, 2010. 1 CD-ROM. (Coleção Africanidades).
  • DIAS FILHO, Antonio Jonas; HONORA, Márcia. Folclore e lendas. São Paulo: Ciranda Cultural, 2010. 1 CD-ROM. (Coleção Africanidades).
  • DIAS FILHO, Antonio Jonas; HONORA, Márcia. A história dos africanos no Brasil. São Paulo: Ciranda Cultural, 2010. 1 CD-ROM. (Coleção Africanidades).
  • DIAS FILHO, Antonio Jonas; HONORA, Márcia. A influência africana no nosso idioma. São Paulo: Ciranda Cultural, 2010. 1 CD-ROM. (Coleção Africanidades).
  • DIAS FILHO, Antonio Jonas; HONORA, Márcia. Jogos, brincadeiras e cantigas. São Paulo: Ciranda Cultural, 2010. 1 CD-ROM. (Coleção Africanidades).
  • DIAS FILHO, Antonio Jonas; HONORA, Márcia. Personalidades e personagens. São Paulo: Ciranda Cultural, 2010. 1 CD-ROM. (Coleção Africanidades).
  • DIAS FILHO, Antonio Jonas; HONORA, Márcia. Religião africana no Brasil. São Paulo: Ciranda Cultural, 2010. 1 CD-ROM. (Coleção Africanidades).
  • FORMATURAS infernais. 10. ed. Rio de Janeiro: Galera Record, 2010.
  • LAMBERT, David; NAISH, Darren; WYSE, Elizabeth. Enciclopédia dos dinossauros e da vida pré-histórica. Londres: Dorling Kindersley, 2003.
  • MAGALHÃES, Elsa Pestana (Adapt.). Lendas do Brasil. Barueri: Girassol, 2004.
  • RIORDAN, Rick. O último olimpiano. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010.
  • SMITH, L. J. A fúria. 2. ed. Rio de Janeiro: Galera Record, 2010. (Coleção Diários do Vampiro).
  • SMITH, L. J. Reunião sombria. Rio de Janeiro: Galera Record, 2010. (Coleção Diários do Vampiro).

Venha nos visitar e aproveite para conhecer nosso acervo!!!